Carregando...

8 Dicas de Como Escolher Um Plano de Saúde

mulher em duvida

Eu sei que existem muitas opções de plano de saúde no mercado, e para quem nunca teve um, pode parecer difícil e até um pouco complicado saber escolher o plano certo.

Já que são tantas informações novas e desconhecidas até agora, é possível que você tenha um pouco de receio.

Mas fique tranquilo! Eu vou te ajudar nesta jornada.

Depois de ajudar vários dos meus clientes a escolherem o plano de saúde ideal para eles, percebi que algumas perguntas se repetiam muito.

Então eu preparei uma lista respondendo as 8 principais dúvidas.

Eu tenho certeza que vou ajudar você também a escolher o seu plano.

Vamos começar !

1º. Que tipo de plano de saúde você pode contratar?

Tipos de contratação

Primeiro vamos começar vendo quais tipos de plano você pode fazer, e no decorrer deste artigo você vai conhecendo os outros pontos a levar em consideração na hora de escolher o plano ideal para você. Confira abaixo:

1.1 Plano de saúde individual por adesão

O plano de saúde por adesão é conhecido popularmente como “plano individual”.

O plano individual e uma opção para você fazer sem a necessidade de estar vinculado a uma empresa, pois teria que entrar com no mínimo 3 pessoas, como acontece no plano empresarial.

Para fazer um plano de saúde por adesão é preciso que você esteja ligado a uma associação profissional ou sindical aceita pelo plano.

Associação profissional ou sindical, são classes de profissões e de sindicatos que os planos de saúde utilizam para permitir que você faça um plano individual.

A lista completa de profissões e sindicatos você terá acesso através do nosso corretor que realizará o seu atendimento. Então você não precisa se preocupar com isso agora.

De qualquer forma você pode conferir algumas destas profissões e sindicatos na lista abaixo para entender melhor:

Estudante do ensino fundamental;
Estudante do ensino médio;
Estudante universitário;
Médicos;
Veterinários.

Fale com um dos nossos corretores e veja qual associação profissional se encaixa melhor para você. Clique aqui: Falar com um corretor

Planos de Saúde que são contratados por adesão:

logo-plano-saude-bradesco logo-plano-saude-sulamerica logo-plano-saude-amil logo-plano-saude-vitallis

1.2 Plano de saúde Empresarial

Você pode contratar este plano utilizando o CNPJ de sua empresa e colocando no mínimo 3 pessoas no plano para que seja considerado um plano coletivo empresarial.

O plano empresarial tem alguns pontos importantes a serem observados que o diferencia do plano individual.

a) O preço da mensalidade por pessoa no plano empresarial é menor que no plano individual por adesão, devido a ser um contrato coletivo que vai entrar mais do que 1 (uma) pessoa.

b) Quando o plano empresarial é feito com no mínimo 30 pessoas, possui prazos de carência muito diferentes do plano individual, ou seja praticamente não há carência.

Planos de Saúde que fazem Empresarial:

logo-plano-saude-amil    logo-plano-saude-bradesco    logo-plano-saude-sulamerica    logo-plano-saude-vitallis    plano de saude goodlife individual

1.3 Plano de saúde individual por CPF

Este tipo de plano você pode fazer apenas utilizando o seu próprio CPF ou de outra pessoa por exemplo, caso queira fazer apenas para o seu filho.

Este plano é o mais utilizado para recém nascidos, caso os pais não querem fazer um plano de saúde para eles também.

Planos de Saúde que são contratados por CPF:

plano de saude goodlife individual

2º. Em qual região você deseja ser atendido?

Abrangência geográfica

Para você escolher o plano de saúde ideal, é necessário que verifique a abrangência geográfica de atendimento no plano.

Se este plano vai te oferecer atendimento apenas na cidade de Uberlândia, se vai oferecer atendimento em várias cidades do estado de Minas Gerais ou em todo território nacional.

Vamos ver abaixo como funciona o atendimento em território Nacional e o atendimento em território Estadual.

2.1 Atendimento em território Nacional

Se você viaja constantemente pelo Brasil e deseja ser atendido em todo o território nacional, você deve escolher o plano de saúde com atendimento nacional. Ele é o único tipo de plano que oferece cobertura completa para consultas, exames, cirurgia internação e UTI em outros estados que não seja apenas em Minas Gerais.

Você poderá realizar atendimento nos melhores hospitais, clínicas e laboratórios do Brasil principalmente nas cidades grandes e capitais.

2.2 Atendimento em território estadual (Minas Gerais)

Caso você não viaja constantemente e deseja receber atendimento apenas em Uberlândia e outras cidades do estado de Minas gerais, você deve escolher o plano de saúde com atendimento em território estadual.

Ele te dará atendimento completo para consultas, exames, internações cirurgias e UTI, em Uberlândia e outras cidades do estado.

E no caso de você estar viajando para outro estado fora de Minas Gerais, receberá a cobertura do plano apenas para casos de urgência e emergência.

Caso você sofra algum acidente pessoal ou sinta algum mal estar, poderá consultar a rede medica credenciada do plano de saúde para aquele local e realizar o atendimento no pronto socorro mais próximo.

Uma vantagem que o plano de saúde regional tem em comparação ao de abrangência nacional é que a mensalidade possui menor valor que o plano nacional, devido ao custo que o plano teria para oferecer atendimento em todo território nacional ao invés de ser apenas em Minas Gerais.

3º. Em quais hospitais ou por quais médicos você gostaria de ser atendido?

Rede Medica Credenciada

Cada plano de saúde tem a sua rede de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde que disponibiliza para você utilizar. Compare a rede medica entre os planos disponíveis ou peça ajuda para o nosso corretor que realizará o seu atendimento.

Ele lhe ajudará a conhecer os hospitais de cada plano e então você poderá escolher o plano ideal para você, ou que seja de sua melhor preferência.

Fique atento!

A rede medica poderá sofrer alterações.

É possível que uma clínica, laboratório ou médico especialista esteja no plano quando você contratar e algum tempo depois este médico saia do plano.

Por isso recomendo que escolha o plano de saúde que tenha os hospitais e pronto-socorros que melhor atende você e sua família.

Nestes hospitais há médicos que atendem várias especialidades e você não ficará “refém” de um médico específico que poderá sair do plano, deixando-lhe obrigado a pagar as consultas ou exames do seu próprio bolso até o término do atendimento.

O nosso corretor que realizará o seu atendimento enviará a lista dos hospitais e prontos-socorros de cada plano para que você possa analisá-los.

Devido a rede medica ser grande, você poderá fazer a consulta completa de todas as clínicas e laboratórios através do aplicativo do próprio plano de saúde, que enviaremos para você baixar no seu celular.

4º. Quando você poderá fazer consultas, exames e cirurgias?

Prazos de Carência

Todos os planos de saúde tem os seus prazos de carência. Então é importante você analisar qual plano oferece o melhor prazo de carência de acordo com sua necessidade.

Carência é o prazo que o usuário do plano ainda não tem direito para realizar alguns procedimentos. Devendo assim esperar o vencimento do prazo, para começar realizar os procedimentos que necessita.

O tempo de carência é diferente para cada tipo de procedimento, quanto mais complexo, maior é o prazo. Porém você pode realizar consultas e exames simples até vencer o prazo para utilizar exames complexos.

Você novamente não precisa se preocupar em lembrar dos prazos de carência, pois quando estiver contratando o seu plano receberá a cópia do contrato que possui todos os prazos corretamente listados, para que possa consultar quando precisar.

Os prazos máximos de carência são:

• 24 horas para urgências e emergências
• 300 dias para parto a termo
• Até 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias

Obs: Lembrando que estes são os prazos máximos definidos pela Agência Nacional de Saúde e cada plano de saúde pode oferecer prazos menores como forma de vantagem no mercado.

5º. Qual acomodação de quarto você quer utilizar em caso de internação, cirurgias e UTI?

Acomodação do quarto

Em caso de internação, você precisará ficar acomodado em um quarto durante o tempo de recuperação.

Pensar no tipo de quarto que você quer utilizar neste momento é um dos pontos que você precisa levar em consideração para escolher o seu plano, pois a sua recuperação deve procurar ser a mais tranquila e confortável.

Vamos ver abaixo os tipos de acomodação que você pode escolher no plano de saúde.

Existem 2 (dois) tipos de acomodação em um plano de saúde. Vamos ver abaixo cada uma delas e como funciona.

5.1 Quarto coletivo (Enfermaria)

No quarto coletivo você compartilha o espaço com mais pessoas que estão internadas, a quantidade pode ser de 2 a 4 pacientes sendo todos do mesmo sexo e compartilhando o mesmo banheiro.

Quando a pessoa internada for menor que 18 (dezoito) anos ou maior que 60 (sessenta) anos, e permitido um acompanhante para estar com ele tendo direito a acomodação e alimentação fornecidos pelo hospital, com exceção no caso que a internação for em UTI e não for permitido ter um acompanhante.

Este acompanhante é necessário que seja do mesmo sexo da pessoa que está em internação, para evitar possibilidades de constrangimento com as outras pessoas que estão internadas no mesmo quarto.

O horário de visita deste quarto é restrito há apenas algumas horas no dia.

Você deve escolher este quarto coletivo (Enfermaria) quando procura ter economia no seu plano ao invés de conforto e exclusividade, pelo fato de o valor ser menor que no quarto individual (Apartamento).

5.2 Quarto individual (Apartamento)

No quarto individual você fica sozinho com toda exclusividade e conforto e tendo o seu próprio banheiro particular.

Neste quarto tambem quando a pessoa internada for menor que 18 (dezoito) anos ou maior que 60 (sessenta) anos, e permitido um acompanhante para estar com ele tendo direito a acomodação e alimentação fornecidos pelo hospital, com exceção no caso que a internação for em UTI e não for permitido ter um acompanhante.

O acompanhante no quarto individual (Apartamento) tem a liberdade de ser de qualquer sexo conforme a vontade da pessoa que está internada.

O horário de visita deste quarto é maior, permitindo mais visitas durante o dia.

Você deve escolher este quarto individual (Apartamento) quando procura conforto e exclusividade no seu plano ao invés de economia, pelo fato de o valor ser um pouco maior que no quarto coletivo (Enfermaria).

6º.  Além da mensalidade o que você paga a mais no plano?

Tabela de coparticipação

Os planos com abrangência nacional você paga apenas a mensalidade para utilizar.

Nos planos com abrangência regional, além da mensalidade você tem os valores de coparticipação que paga quando realiza alguns procedimentos.

A coparticipação é quando você divide com o plano de saúde o custo de um determinado procedimento.

Os valores de coparticipação costumam ser baixos em comparação ao custo do procedimento realizado diretamente em um hospital particular.

Esses valores de coparticipação são diferentes para cada plano, por isso no momento que você estiver escolhendo o seu plano, peça para o nosso corretor os valores de coparticipação do plano de sua preferência.

Apenas lembrando que no caso escolha um plano que tenha co participação, você não paga o valor do procedimento no momento da utilização.

A cobrança desse valor é enviado para você no boleto de sua próxima mensalidade.

7º. Qual cobertura você vai ter no plano?

Coberturas e procedimentos garantidos

Preferi deixar para falar das coberturas e procedimentos garantidos no plano por último, justamente por necessitar de muito tempo para te apresentar a cobertura de cada procedimento garantido no plano de saúde.

Portanto para não deixar este artigo maior vou te passar algumas informações necessárias.

1º As coberturas de um plano de saúde não são definidas por cada plano particularmente. Ou seja, o plano A não pode oferecer coberturas diferentes do plano B.

2º O setor de planos de saúde é controlado e fiscalizado por um órgão federal chamado Agência Nacional de Saúde – ANS.

É esse órgão que define as coberturas que todo plano de saúde deve oferecer igualmente para os usuários. Desta forma todos os planos de saúde regulamentados pela ANS vão te oferecer as mesmas coberturas.

Portanto o quesito “coberturas e benefícios” não é um ponto de comparação de um plano para outro, pois os planos de saúde tem as mesmas coberturas entre eles.

Se você quer conhecer quais sãos as coberturas e benefícios de um plano de saúde, pode acessar clicando aqui: Coberturas e Benefícios

8º. Qual valor cabe no seu bolso?

Preço

O último ponto porém não menos importante, é o preço do plano de saúde.

Depois que você entendeu cada uma dessas características e aprendeu a escolher o plano ideal, resta escolher o plano que melhor caiba em seu orçamento.

Cada uma dessas características do plano altera o seu valor, então pra finalizar o momento da sua escolha, você deve procurar escolher o plano que te entregue o melhor benefício dentro do preço que caiba no seu orçamento.

Existem duas dúvidas recorrentes sobre o preço que meus clientes tem antes de fazer o plano, então gostaria de aproveitar a oportunidade de esclarecê-las aqui.

Faixa etária

Os planos de saúde tem seu preço definido por faixa etária, então cada pessoa que entrar no plano tem o preço da mensalidade de acordo a sua faixa de idade. Confira as faixas etária abaixo:

Mensalidade para o dependente

Outro ponto importante é o preço do plano para cada dependente.

A pessoa que entrar como dependente no plano, tem o seu valor de mensalidade de acordo com a sua idade.

Ou seja, o responsável pelo plano e seus dependentes tem o valor de mensalidade para cada um de acordo a sua idade.

Conclusão

Na hora de encontrar o plano de saúde ideal as informações podem parecer um pouco difíceis e complicadas no início, porém não precisa mais ser assim.

Com essas informações que te passei, garanto que você vai poder escolher com tranquilidade o plano ideal para você e sua família agora.

Receba um orçamento dos planos de saúde

Se você quer um orçamento do plano de saúde, nós podemos te ajudar: Clique aqui e receba um orçamento.

Depois de fazer isso, deixe um comentário abaixo.

Eu estarei por perto hoje para responder as perguntas e comentários.

Então, se você tem uma pergunta ou pensamento, deixe um comentário agora.

Seu e-mail está 100% seguro